quarta-feira, 30 de julho de 2008

VIVA CHE

Por sierras y cañadas me fui lejanos,
tramontano, em distintos cerrados;
por breñas y cerritos convoqué meus paisanos,
de combate formei livres soldados. (bis)
Já fui muito longe
às fímbrias do horizonte,
me engalanava el exército
de ambular despacito e enérgico.
Pero, lastimava-me ser capaz,
procurando no ademais
o que vos dá sentido
e engrandece... o coletivo.
(Por sierras y cañadas me fui a lejanos...) bis
Já me passei muito longe
em aquelas montanhas detrás:
carabina uns, outros alfange
sob metralha mortera, rapaz.
De isso me nomearam herói:
por amplas jornadas a cabo
que só ao coletivo sói...
ir oscilando entre fumo,
ondeando-me como num lago,
ao dever de seu resumo.
(Por sierras y cañadas me fui a lejanos...) bis
Sabíamos da morte espreita
com cerco tenaz de opressão,
entretanto a vida aproveita
nesse combate a golpes de mão:
... a ceifa afinal é colheita,
e para nós, revolução.
Vivam as sierras de América
pois em vida nossa razão,
com fuzil e machete ao braço
a liberdade se abre no espaço.
Fui tão longe como podia...
por isso lhes dei minha vida.

Nenhum comentário: